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20/3/2018
Segurança em condomínios: abalada pelo turismo?
Sempre é bom salientar que um condomínio não pode contratar qualquer tipo de funcionário para funções de segurança

Já faz um tempo que aplicativos e plataformas on-line têm uma nova forma de oferecer produtos e serviços a custos mais baixos — uma delas são os sites como o AirBnB, que oferecem hospedagens por preços bem mais em conta dos praticados pelas redes hoteleiras. Mas o que isso tem a ver com os condomínios? Nos últimos meses, proprietários de imóveis têm colocado seus apartamentos para locação, apartamentos de condomínios residenciais. E é aí que mora o maior perigo.

Sem ter uma legislação que proíba ou regulamente tal situação, diversos condomínios têm sofrido com o aluguel dos apartamentos, deixando a segurança cada vez mais fragilizada. No ano-novo, 150 mil pessoas fizeram reservas pelo aplicativo no Brasil, e diariamente muitas viajam a negócios. É possível imaginar que um morador decida alugar três quartos para três casais por dia, sendo seis hóspedes diferentes que utilizarão as dependências do condomínio. Se mais um morador utilizar o mesmo recurso, podem ser centenas de novas pessoas passando por mês na portaria.

Com a alta rotatividade, a portaria não saberá quem entra e quem sai, os próprios moradores não se reconhecerão, todo o sistema de cadastro de veículos e acompanhamento diário do prédio se perderá. Por isso, nunca foi tão claro o papel do morador na segurança e na manutenção de seu condomínio. Anunciar o recebimento de encomendas, identificação de pessoal — como babás ou diaristas ou prestadores de serviço — é o básico. E no caso do AirBnB, cabem aos condomínios tomarem as iniciativas para regulamentar a ação.

Com o auxílio dos moradores, a ação dos porteiros — que já é fundamental — poderá ficar ainda mais eficiente. Mas sempre é bom salientar que um condomínio não pode contratar qualquer tipo de funcionário para funções de segurança preventiva. O porteiro precisa ser treinado, pois ele tem a importante tarefa de inibir furtos e assaltos. Na maioria dos casos, a falha está justamente no momento da averiguação ou liberação de visitantes e prestadores de serviços. Por isso, alertar condôminos quanto às atitudes irresponsáveis e investir em treinamento e tecnologia vale a pena. Há empresas de serviços terceirizados com experiência na gestão e na preparação de profissionais capacitados para agir e evitar situações desagradáveis.

No entanto, a ação da portaria se deve juntamente à disciplina e às regras que devem ser seguidas e respeitadas pelos condôminos. A colaboração deles é primordial e fundamental para a segurança do condomínio e a vida tranquila em um ambiente familiar.

 



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