Untitled Document
Voltar para a Home...   quinta-feira, 4 de junho de 2020
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Notícias Síndico News


10/3/2020
Prédio, Edifício ou Condomínio, Qual a diferença entre eles?
Nas conversas cujo tema envolve as relações condominiais, é comum as pessoas confundirem ou até mesmo mencionarem algumas palavras de forma não muito correta. O exemplo disso é quando dizem “o síndico do meu prédio”, “ a convenção do meu edifício”, ou então, “meu condomínio está cheio de rachaduras”....

Nas conversas cujo tema envolve as relações condominiais, é comum as pessoas confundirem ou até mesmo mencionarem algumas palavras de forma não muito correta. O exemplo disso é quando dizem “o síndico do meu prédio”, “ a convenção do meu edifício”, ou então, “meu condomínio está cheio de rachaduras”....

De tanto se falar, essas palavras terminaram sendo aceitas como “sinônimos” o que de fato, não são e nunca foram, vejamos:

O que é um prédio: é qualquer edificação passível de ser ocupada. Um galpão, uma loja de rua, uma repartição pública, etc. Até o Condomínio (edilício) quando edificado, pode ser definido como prédio. Porém, tal definição é apenas do ponto de vista da construção. Ou seja, se diz: “o prédio construído...”

O que é uma edifício: Muito similar ao prédio, o edifício assim é chamado quando se trata, geralmente, de um prédio em maiores proporções, de mais de um pavimento, por exemplo. Um edifício não necessariamente pode ser considerado um “condomínio”.

Condomínio: é a personalidade jurídica de um edifício (prédio de apartamentos, por exemplo), de uma grande área (condomínio horizontal) ou qualquer outro bem que pertença a duas ou mais pessoas e que esteja dividida entre elas, idealmente, sobre o todo (áreas comuns – elevadores, piscina, salões, etc) e cada uma de suas partes, no caso, os apartamentos (ou salas).

Assim, voltando aos exemplos do início da matéria, podemos dizer que o correto seria:

“O síndico do meu condomínio”, “ a convenção do meu condomínio”, e “o edifício do qual possuo um apartamento, está cheio de rachaduras”....

Portanto, não digam mais que o síndico é do prédio, que a parede do condomínio está rachada e que o prédio está cheio de dívidas. Síndico é do condomínio, a parede é do edifício e as dívidas, do condomínio.

Só mais uma definição - SÍNDICO: É o indivíduo escolhido para administrar o Condomínio, durante dois anos, podendo ser reeleito. Defende os interesses dos condôminos.

Da redação.


 



28/5/2020
Síndico explica sobre o despejo de inquilinos durante a pandemia
18/5/2020
Síndico com poderes ampliados
12/5/2020
Os novos decretos e o uso de máscara nas áreas comuns dos condomínios.
28/4/2020
Morador diagnosticado com COVID-19 Isolamento é obrigatório e descumprimento é passível de prisão e multa
28/4/2020
A OBRIGAÇÃO DO PAGAMENTO DA COTA CONDOMINIAL EM RAZÃO DA COVID-19
22/4/2020
Limpeza e segurança em condomínios residenciais são ainda mais essenciais no período de combate ao Coronavírus.
9/4/2020
Os impactos do PL 1179/20 no universo condominial PL, que ainda será votado, é uma tentativa de manter a ordem mundial diante do coronavírus.
9/4/2020
As pseudo assembleias virtuais e seus perigos
1/4/2020
Taxa de Condomínio no Isolamento Social
27/3/2020
COVID-19 - Convivendo com a ameaça próxima

Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
2631571 visitas
 
Desenvolvido por