Untitled Document
Voltar para a Home...   segunda-feira, 22 de julho de 2019
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Notícias Síndico News


10/7/2019
O que você precisa saber antes de construir ou adquirir uma lareira?
Apesar do charme quase irresistível de uma lareira, sua instalação deve ser bem pensada para não se tornar um problema.

Entre os itens mais desejados nos dias de inverno, as lareiras ocupam o topo da lista de muitas pessoas. Um lugar quentinho e aconchegante para reunir a família e os amigos enquanto contam histórias e compartilham bons momentos parece um sonho. No entanto, apesar do charme quase irresistível de uma lareira, sua instalação deve ser bem pensada para não se tornar um problema. O ideal é contar com a ajuda de um especialista antes de tomar qualquer decisão, principalmente se a opção for construir, pois somente ele poderá atestar se há alguma restrição técnica e indicar os melhores modelos e materiais, além de como incorporar a lareira à decoração de seu ambiente.

TIPOS DE LAREIRA
As lareiras se dividem em, basicamente, três tipos – todos facilmente encontrados no mercado: a gás, ecológica e a lenha. Cada uma com suas particularidades, vantagens e desvantagens, mas todas cumprem bem a função de deixar a casa mais quente e aconchegante.

Antes de optar por um modelo, é preciso considerar o local em que a lareira será instalada e as condições da instalação ou construção; a adequação do espaço ao tipo de exaustão (se há espaço para a saída de fumaça, por exemplo); e o estilo do ambiente e da família.

Lareiras a gás
Com diversos modelos disponíveis, as lareiras a gás combinam com qualquer decoração – das mais sofisticadas às mais minimalistas. Sua chama vem da combustão de um gás, que pode ser o natural (“gás de rua”) ou o liquefeito de petróleo (GLP), conhecido como “gás de cozinha”. Esse tipo de lareira é bastante funcional e exige somente que haja ponto de gás, tubulação de cobre e um registro no local em que será colocada, além de um dispositivo de segurança que corta a saída de combustível caso a chama se apague. Seu acionamento é similar ao de um fogão e alguns modelos mais novos permitem acionamento por controle remoto.

Caso a opção seja por construir ou instalar uma lareira pronta a gás, atente aos componentes, como tubulação e chaminé, e ao modelo escolhido, que devem atender às regras definidas pela NBR 13.103, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para os ambientes.

Lareiras ecológicas
Bastante seguras e sustentáveis, as lareiras ecológicas são as mais modernas e práticas do mercado (etanol, principalmente), pois não exigem a instalação de chaminé, além de não produzirem cinzas nem fumaça, sendo, portanto, ideais para apartamentos. Seu combustível é barato e fácil de encontrar. Além disso, a maioria dos modelos disponíveis permite regular força da chama e garante até uma hora de fogo por carga.

Mas, atenção! Mesmo as lareiras ecológicas devem ser colocadas em local arejado, com ventilação natural.

Lareiras a lenha
São as mais tradicionais e charmosas, entretanto, são também as que necessitam de mais cuidados durante a construção ou instalação, as menos sustentáveis e as que necessitam mais espaço – tanto para colocação quanto para armazenamento da lenha.

Seu combustível, a lenha, exige cuidados e não deve ser recém-cortada, não pode ficar em local úmido e devem ser colocadas aos poucos no fogo, para não levantarem labaredas.

Além disso, produz muita fumaça, demandando a construção de chaminé alta, e cinzas, que devem ser limpas antes de a lareira ser utilizada novamente.

CUIDADOS GERAIS
Mesmo com todos os cuidados com a instalação e a manutenção, a combinação combustível e fogo oferecer riscos e requer atenção. Para evitar acidentes:

– Instale a lareira em ambiente arejado, mantenha sempre um ponto de ventilação natural aberto (o fogo consome o oxigênio do ambiente, podendo levar à morte);
– Nunca deixe crianças e animais de estimação próximas do fogo sem supervisão;
– Utilize acendedores específicos para iniciar o fogo;
– Não apague o fogo com água, ao cessar o combustível, a chama se extinguirá.

 



19/7/2019
O que fazer quando o funcionário é agredido no condomínio?
19/7/2019
Como os síndicos usam o WhatsApp na comunicação com moradores
19/7/2019
Crianças em condomínio: uma oportunidade de educar como no passado
19/7/2019
Como funciona a lei do silêncio em condomínios?
19/7/2019
Condômino que fez reparos por falta de manutenção deve ser ressarcido por condomínio
19/7/2019
Morador é condenado a desfazer obra particular construída em área de condomínio
17/7/2019
Síndico pode gastar dinheiro do condomínio sem aprovação prévia?
17/7/2019
Como estão os extintores do seu condomínio
17/7/2019
O que fazer com 3 toneladas de resíduos sólidos por dia?
17/7/2019
Condomínios e o atestado médico para o uso da piscina

Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
2176250 visitas
 
Desenvolvido por