Untitled Document
Voltar para a Home...   quarta-feira, 21 de agosto de 2019
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Notícias Síndico News


23/5/2019
O pagamento em dia da taxa de condomínio
O cumprimento destas responsabilidades é que vai definir se o investimento feito para adquirir ou alugar a sua unidade realmente valerá a pena

Um condomínio nada mais é do que uma coletividade que se dispõe a dividir áreas comuns em busca de alguns benefícios como, segurança, comodidade, lazer entre outros. Nos grandes centros urbanos outro fator contribui para o voraz crescimento dos empreendimentos em condomínio, são os altos valores do solo. Um condomínio edilício, com uma única fração de solo, é capaz de abrigar dezenas ou as vezes centenas de famílias, proporcionando melhor aproveitamento do terreno e contribuindo para diminuir o déficit habitacional.

Ainda assim, mesmo com enormes benefícios que temos por viver em condomínio, existem responsabilidades que são assumidas tão logo se adquira uma unidade residencial ou comercial em um condomínio. O cumprimento destas responsabilidades por parte de toda coletividade é que vai definir se o investimento feito para adquirir ou alugar a sua unidade realmente valerá a pena. As responsabilidades vão desde respeitar as normas previstas na convenção e regimento interno, até zelar pelas áreas comuns e pela boa convivência com vizinhos e colaboradores do condomínio.

Porém, a principal responsabilidade de um condômino ou inquilino é pagar a taxa de condomínio em dia. Essa taxa é o que proporciona um condomínio bem cuidado, a realização das manutenções preventivas, a valorização do seu imóvel e mais que isso, a segurança de todos os moradores. Sem a taxa condominial, todos os benefícios que são vislumbrados na hora de comprar ou alugar um imóvel em condomínio, não são possíveis. Mais do que uma obrigação, manter os pagamentos das cotas/partes do seu condomínio em dia é um direito, que pode e deve ser exercido na sua plenitude. Só assim, será possível a valorização do seu imóvel e o bem-estar seu e da sua família e vizinhos.

Veja abaixo 5 motivos para pagar a sua taxa de condomínio em dia:

1 - A área comum é a extensão da sua casa.
Ao pagar o condomínio você está contribuindo com a manutenção mensal dos espaços coletivos utilizados pela família, vizinhos e amigos.

2 - A inadimplência afeta todos os moradores, inclusive aqueles que pagam em dia.
Em um condomínio, sempre o adimplente irá pagar pelo inadimplente. Sendo assim, é falsa a sensação de que pagando a sua cota/parte em dia não é necessário se preocupar com os demais que eventualmente estejam inadimplentes.

3 - Pagar a taxa de condomínio em dia, permite a tomada de decisão em reuniões.
O bom condômino é aquele que discute problemas e soluções do condomínio com todos os vizinhos. Pagar a cota/parte em dia é pré-requisito para que você promova iniciativas para o bem de todos os moradores e exerça o seu direito democrático no lugar onde vive. (art 1335,III - Código Civil)

4 - O que pode acontecer se a taxa de condomínio não for paga em dia?
Além da desvalorização pela deterioração do imóvel e do condomínio como um todo, o condômino inadimplente pode ter a sua unidade penhorada e leiloada, mesmo sendo o único bem de família, conforme Lei 8.009/90, art. 3, IV

5 - Contribui para a valorização do imóvel.
Pagar a taxa condominial em dia não significa apenas quitar as despesas mensais com a manutenção do condomínio. Reformas e revitalização das áreas comuns, quando discutidas e aprovadas em assembleia, ajudam a valorizar o imóvel. Essa valorização é em média entre 10% a 25% do valor do seu patrimônio. Pense nisso.

 



16/8/2019
Condomínio que pode ‘travar’ a Raposo Tavares vira alvo de batalha judicial
16/8/2019
Família do zelador pode usar áreas comuns do condomínio?
16/8/2019
Arrematante de imóvel responde por despesas vencidas de condomínio
16/8/2019
Contador para condomínios é obrigatório ou é opcional?
16/8/2019
Como ocorre a definição de regras no condomínio
16/8/2019
O que faz uma administradora de condomínios?
31/7/2019
Como está o telhado do seu condomínio?
31/7/2019
Cuidados com infiltrações e impermeabilização no condomínio
31/7/2019
Seguro do apartamento x seguro do condomínio: Qual a diferença?
31/7/2019
Mau uso da água em condomínios onera consumo em 30%

Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
2225569 visitas
 
Desenvolvido por