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24/9/2017
Moradores devem ficar atentos às regras de conduta para evitar conflitos no condomínio
Seguir as normas do prédio ajuda a impedir problemas com vizinhos e funcionários

Um grande problema entre os moradores de um condomínio é a convivência. Para que a harmonia esteja presente no dia a dia do prédio, é preciso estar atento às normas de conduta, que ajudam a evitar possíveis conflitos e problemas com vizinhos e funcionários. Pequenas atitudes no dia a dia influenciam no relacionamento e na qualidade de vida de todos. A harmonia e o respeito entre condôminos e funcionários fazem a diferença na rotina do condomínio, além de propiciar um ambiente mais saudável e leve para todos.

Com o objetivo de orientar os moradores de edifícios residenciais sobre as boas práticas de convivência, a ItaBrasil, empresa com 46 anos de expertise em gestão e administração condominial, apresenta algumas dicas com pequenas regras básicas para evitar possíveis conflitos e problemas. 

1) Segurança 
Evite facilitar a entrada de pessoas desconhecidas no condomínio sem a devida autorização. De maneira nenhuma abra o portão de entrada para pedestres ou veículos desconhecidos. Todos são responsáveis pela segurança do empreendimento, do condômino ao funcionário. 

2) Barulhos 
Não faça barulho após o horário de silêncio estabelecido e respeite as normas do condomínio. Mesmo no horário permitido, utilize o bom senso. Fique atento para não incomodar os vizinhos à sua volta com ruídos excessivos ou volume de som acima do normal. 

3) Elevadores 
Seja cordial e cumprimente as pessoas ao entrar e sair do elevador. Espere que as pessoas saiam do elevador para que você possa entrar. Segurar a porta é um pequeno gesto de gentileza, que deve ser praticado sempre. Não monopolize e segure o elevador parado em um andar, especialmente em horários de pico. Animais, mudanças, caixas e compras de supermercado devem ser transportados sempre no elevador de serviço. 

4) Lixo 
Não jogue papéis, bitucas de cigarros ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela da unidade. Seu lixo deve sempre estar devidamente ensacado, sem exalar odor forte. 

5) Garagem e estacionamento 
Estacione seu veículo da maneira correta na vaga. Respeite os limites das faixas com espaço para os demais carros e evite conflitos. Respeite a velocidade de 10km/h na garagem. A preferência na circulação da garagem é sempre de quem está chegando. Não utilize sua vaga como depósito. Caso precise de um local para armazenar pertences, fale com o zelador, o gerente ou o síndico do prédio. Em caso de raspadas e batidas de carros em outros veículos, deixe um bilhete se identificando com pedido de desculpas para que o responsável escolha a melhor maneira de reparar os danos ou entre em contato com o proprietário do bem. Sempre devolva o carrinho de compras ao local correto. 

6) Funcionários 
Trate todo e qualquer funcionário de forma cordial e educada, eles são pessoas valiosas para o dia a dia do condomínio. Em caso de reclamação, dirija sua queixa ao síndico ou ao gerente do empreendimento. Lembre-se de que o funcionário é contratado para o condomínio, então evite pedir que ele execute serviços particulares. 

7) Vizinhos 
Antes de reclamar de um vizinho, avalie se você não comete os mesmos equívocos. Procure dialogar sempre de forma pacífica, com ponderação e bom senso. Problemas e mal-entendidos de condôminos devem ser resolvidos, preferencialmente, pessoalmente, com uma conversa para compreender os dois lados da questão. Um assunto deve ser levado ao síndico do prédio somente em última instância. 

8) Crianças 
Ensine as regras do condomínio para os filhos e as crianças de sua unidade. É importante que aprendam a conviver em sociedade desde cedo, respeitando as normas e todas as pessoas igualmente. Menores de 8 anos não devem circular desacompanhados, principalmente em áreas como a piscina. Procure limitar o horário de brincadeiras dentro do apartamento até as 22h, para evitar conflitos com vizinhos por barulho. Opte por carpetes emborrachados e tapetes nas áreas onde as crianças ficam (geralmente nos quartos) para evitar propagação de ruídos. 

9) Regras e assembleias 
Conheça a pauta da assembleia antecipadamente e participe sempre que possível. Em caso de dúvidas, consulte sempre o síndico ou o gerente do edifício. Lembre-se de que as regras de condomínio acordadas devem ser seguidas por todos, mesmo quem não estava presente. 

10) Obras e reformas 
Consulte sempre o síndico do prédio antes de realizar uma reforma para verificar se o reparo não entrará em conflito com as estruturas do empreendimento. Informe o que será realizado, bem como a duração, horários de ruídos e movimentação de prestadores de serviços. Comunique aos seus vizinhos e peça desculpas antes do início das obras. 

11) Animais 
Animais devem ser transportados somente no elevador de serviço. Procure ficar atento ao barulho do animal para não perturbar os vizinhos, especialmente em horários de descanso. Caso o animal suje as dependências comuns do condomínio, o dono ou responsável deve providenciar a limpeza prontamente.

 



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