Untitled Document
Voltar para a Home...   quinta-feira, 21 de março de 2019
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Notícias Síndico News


14/3/2019
Extintores: Ítem de extrema importância no seu condomínio
O síndico tem obrigação legal de recarregar os extintores, é importante que este custo esteja previsto no planejamento financeiro

Em condomínios, itens de segurança são indispensáveis e os extintores estão entre os mais importantes. Mas você sabe quando e onde a sua presença é obrigatória? Conhece os procedimentos de manutenção devem ser feitos?

Residencial ou comercial, de pequeno ou grande porte, uma coisa é certa: condomínios que que possuem a quantidade recomendada de extintores nos locais obrigatórios, têm mais chances de preservar vidas e o patrimônio em casos de acidente. Possuir extintores sem que condôminos e funcionários saibam manuseá-lo, no entanto, não representam a eficiência necessária dos itens de segurança.

Manutenção
Para que estes itens realmente representem maior segurança, é necessário que estejam sempre prontos para o uso. Os extintores devem ser recarregados uma vez por ano, com exceção do extintor de CO2, que deve ser inspecionado a cada seis meses e recarregado se houver necessidade. As mangueiras precisam passar por inspeção a cada cinco anos, passando por teste hidrostático.

Ao serem recarregados, estando em conformidade com a lei brasileira, os extintores devem receber um selo do Inmetro. Ele é trocado a cada manutenção do equipamento, com a data do próximo vencimento e é válido em todo território nacional. O selo garante que o extintor ou serviço de manutenção foi certificado por uma instituição credenciada pelo Inmetro.

O síndico tem obrigação legal de recarregar os extintores, portanto é importante que este custo esteja previsto no planejamento financeiro anual do condomínio para evitar os custos extras. É bom lembrar que não é só no momento da manutenção que o condomínio deve verificar os seus extintores: o zelador deve ser instruído a verificar se houve uso ou se eles foram descarregados pelo menos duas vezes por semana.

Onde devem existir extintores?
Antes de qualquer coisa, é importante salientar que este artigo visa apenas orientar sobre as obrigatoriedades acerca de extintores no condomínio, mas para que um condomínio possa ter segurança contra incêndio, é obrigatório possuir um o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros – AVCB, que certifica que o edifício foi vistoriado possui condições adequadas de proteção contra fogo e pânico.

Nessa vistoria, serão avaliados diversos itens de segurança – como saída de emergência, suas sinalizações, luzes de segurança – dentre os quais encontram-se os extintores. Sua existência é obrigatória em áreas de circulação, locais de uso coletivo, PI de Gás, PC de Luz, casa de máquina e lixeira.

Em condomínios verticais, é necessário ainda o mínimo de um extintor por andar. A recomendação é que eles estejam em local bem sinalizado, ao alcance de qualquer pessoa sem precisar andar mais do que 30m. Devem estar acima do chão em altura de até 1,60m. Cada extintor deve possuir indicação de sua utilização e para que tipo de material podem ser utilizados.

Aprofunde-se: Inmetro

 



20/3/2019
Dicas para evitar problemas com o elevador do condomínio
20/3/2019
Os cuidados na contratação de fornecedores para o condomínio
20/3/2019
Economia de energia no condomínio
20/3/2019
Tudo sobre o encanamento do condomínio e como evitar entupimentos
20/3/2019
Chuva aumenta risco de queda de energia e de danos em equipamentos
20/3/2019
Problemas no para-raios podem prejudicar seu condomínio, veja como se prevenir
18/3/2019
Inadimplência em condomínio: como lidar com esse problema?
18/3/2019
Morador pode pedir indenização por garagens alagadas pelas chuvas
18/3/2019
Até onde vai o prejuízo das enchentes para o inquilino
18/3/2019
Novela no condomínio: quem paga por infiltrações?

Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1979075 visitas
 
Desenvolvido por