Untitled Document
Voltar para a Home...   sábado, 23 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
ASSOSINDICOS

Proteja seu condomínio. Combata dengue, chikungunya e zika
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que entre 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente pelo vírus da dengue.
A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes Aegypti. Além da dengue, o mosquito também é transmissor do chikungunya e zika.
O mosquito transmissor dessas doenças se desenvolve em até 5 dias em água parada e seus sintomas são muito parecidos.
A dengue é caracterizada por febre alta repentina, dores musculares, falta de ar, moleza, dor atrás dos olhos. Sua forma mais grave é caracterizada por hemorragias que causam dores abdominais, sangramentos e pode levar à morte.
A febre chikungunya caracteriza-se principalmente pelas intensas dores nas articulações. Os sintomas duram entre 10 e 15 dias, mas as dores articulares permanecem por um longo período. Complicações sérias e morte são muito raras.
O zika vírus leva a sintomas que se limitam, a no máximo, 7 dias, como febre, dores e manchas no corpo. Não deixa sequelas.
Para manter-se protegido, é necessária a ajuda de todos. Para isso, algumas dicas de como se proteger nas áreas comuns do condomínio e em seu lar:
• O mosquito se reproduz em água parada: elimine os objetos que possam acumular água. Vire garrafas com a boca para baixo, retire água dos pneus velhos e guarde-os.
Em seu condomínio, verifique o acúmulo de água nas áreas comuns. Nessa época do ano, com as chuvas de verão, é normal formar poças d’água.
• Verifique os jardins: muitas vezes a água da chuva não tem por onde escorrer e esse é um grande foco para o mosquito depositar seus ovos. Mantenha os ralos e tubulações desentupidos para que possam escoar a água;
• Coloque areia até o limite superior nos vasos de plantas ou lave-os regularmente: o acúmulo de água pode ocasionar a reprodução do mosquito.  Atente-se aos cuidados especiais com algumas plantas, como, por exemplo, as bromélias, pois acumulam água e podem se tornar depósitos para o mosquito;
* Dica: utilize borra de café como alternativa. Coloque quatro colheres de sopa cheias de borra de café em um copo com água. O produto não mata a planta e pode ser usado como adubo. É preciso trocar a borra de café a cada sete dias.
• Imóveis sem locação: síndicos, estejam atentos aos detalhes no imóvel que está para alugar ou vender;
• Sacadas e terraços: atente-se também à essas áreas que, as vezes, não possuem ralos para o perfeito escoamento da água. Certifique-se de que os ralos estejam funcionando adequadamente;
• Mantenha a caixa d’água sempre bem fechada: tampe bem a caixa d’água. Se necessário, utilize telas para inibir a entrada do mosquito; 
• Comunique os condôminos: coloque informativos no elevador, mantendo a campanha e solicitando permanentes cuidados;
Certifique-se que o condomínio e seu lar estejam ajudando. Porém, não se esqueça de verificar a vizinhança. Olhe ao redor, veja se todos estão colaborando na prevenção contra o mosquito Aedes Aegypti. Os cuidados com as áreas periféricas são também muito importantes;
Caso encontre focos do mosquito da dengue, converse com o responsável pela área. Se mesmo assim não adiantar, procure o órgão responsável (PMSP) para que tomem as medidas cabíveis.

Esperança
Em matéria divulgada no último dia 05 pela EXAME.com, o Brasil apresentou uma alta nos números de casos contra a dengue, acumulando em 2015 1,58 milhão de casos.
Além da população ajudar no combate à dengue, em dezembro foi divulgado no Diário Oficial da União o registro concedido pela Anvisa para a vacina contra a dengue.
Testes foram realizados e a vacina foi aprovada para a prevenção da dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 em indivíduos dos 9 aos 45 anos de idade e que moram em áreas endêmicas.
Sabemos que este mal está longe de acabar, mas se todos trabalharem juntos, poderemos eliminar o mosquito transmissor dessas doenças.
“A Assosindicos na luta contra o mosquito Aedes Aegypti”.
Assosíndicos – A Casa dos Síndicos

Renato Daniel Tichauer
Presidente da Assosindicos



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1001815 visitas
 
Desenvolvido por