Untitled Document
Voltar para a Home...   sexta-feira, 28 de julho de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SEGURANÇA

Porteiros bem preparados aumentam a confiança
Os assaltantes detectaram um enorme furo no sistema de segurança e estão se aproveitando das falhas humanas
Neste último mês de abril tivemos um assalto frustrado, em um condomínio na região central, pela ação de uma porteira, onde uma quadrilha tentou invadir um prédio utilizando um golpe por telefone. O fato foi veiculado pela imprensa da seguinte forma: “Porteira de condomínio percebe golpe e impede invasão de bandidos - Câmeras de segurança do condomínio, em SP, registraram tentativa de golpe. Porteiros bem treinados podem evitar assaltos. ...A porteira do condomínio achou estranha a ligação que recebeu na semana passada. Do outro lado da linha, uma mulher se identificava como uma moradora, que na verdade não existe. Ela autorizou a suposta neta a entrar com um namoradinho. Eu fingi que acreditei. Aí eu falei que tava tudo certo, que poderia vir, que a entrada estava liberada, relata a funcionária. A porteira ligou para a moradora do apartamento e descobriu que o nome que a golpista deu era, na verdade, da mãe dessa moradora. Na hora eu falei: nossa! Isso é um assalto!’... “
Fonte: Site http://g1.globo.com/, de 07/04/14.

Vale a pena ressaltar que na quase totalidade dos furtos, roubos e invasões de conjuntos residenciais, os ladrões adentraram pela porta da frente, ou seja, pela portaria principal dos condomínios, utilizando dos ardis mais diversificados. Os bandidos se aproveitam, principalmente, do pouco preparo de alguns  Porteiros. Com isto, conclui-se que os assaltantes detectaram um enorme furo no sistema de segurança nos condomínios e estão se aproveitando das falhas humanas, a fim de realizarem seus atos delituosos, sendo isto somente  possível devido a desqualificação profissional de seus funcionários, já que são facilmente ludibriados ou, simplesmente, agem por pura ingenuidade. Todos estes problemas estão intimamente relacionados com a falta de treinamento destes profissionais, visto que muitos síndicos acham desnecessário gastar-se com cursos específicos de especialização.
Visto isto, percebemos o quão importante é a atuação do porteiro, bem preparado, no sistema de proteção de um condomínio. Onde existem pessoas prestando serviços para outras, a única forma de se modificar comportamentos distorcidos é com um bom treinamento, visto que o retorno vem através de uma maior qualidade na mão-de-obra de portaria. Não se pode esquecer também de adaptá-los às normas, rotinas  e regulamentos de cada  condomínio.
Feito tudo isto, deve-se promover um acompanhamento bem aproximado do desempenho dos porteiros, corrigindo possíveis distorções e orientando-os em caso de dúvidas e problemas que possam surgir. Cabe lembrar que, a tranquilidade, segurança e confiabilidade profissional proporcionadas por porteiros bem preparados e de confiança, como a que vimos na reportagem acima, não é um custo, mas, sim, um excelente investimento.

José Elias de Godoy
Especialista de Segurança em
Condomínios e autor dos livros
“Manual de Segurança em
Condomínios’’ e “Técnicas de
Segurança em Condomínios”.
elias@suat.com.br


  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
950304 visitas
 
Desenvolvido por