Untitled Document
Voltar para a Home...   sábado, 23 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
TERCEIRIZAÇÃO

Por uma terceirização segura!
O artigo publicado no mês passado sobre os “cuidados com a contratação da terceirização!” teve grande repercussão junto aos síndicos de condomínios

O artigo publicado no mês passado sobre os “cuidados com a contratação da terceirização!” teve grande repercussão junto aos síndicos de condomínios. Em vista do número de telefonemas, damos abaixo maiores informações a respeito da Operação Gênese.
Cerca de 200 auditores da Receita Federal, conjuntamente com equipes de fiscalização das Secretarias da Receita Federal e da Receita Previdenciária, envolvendo também órgãos do Estado e do Município de São Paulo, estão examinando indícios de possível sonegação de mais de R$ 500 milhões, supostamente praticados por 400 empresas, das quais 240 são prestadoras de serviços. Estima-se que só as fraudes de empresas desse setor envolvem cerca de 26.100 empregados.
A fraude consiste em inflacionar as despesas com folha de pagamento e, assim, pagar menos imposto, e declarar folha de pagamento bem menor para apuração dos encargos previdenciários, reduzindo o valor dos encargos e contribuições obrigatórias. A prática de pagar parte dos salários em dinheiro, sem qualquer registro na folha de pagamento, é comum dentre as empresas do setor, prejudicando diretamente os empregados. Depositam menos FGTS sobre o salário, e pagam menos 13º salário, férias anuais, etc., e recolhendo menos encargos e tributos sobre salários. As empresas que descontaram contribuições previdenciárias de seus empregados, sem repassar esses valores ao fisco, poderão ser indiciadas criminalmente por apropriação indébita.
Pelos riscos envolvidos, insistimos que a prática de se escolher empresa pelo menor preço é um equívoco, pois, poderá resultar em ações trabalhistas ou mesmo em indenizações substanciais para o condomínio, na hipótese da empresa vir a ser condenada. A melhor maneira de se certificar de que a empresa terceirizadora não paga salário em dinheiro por fora da folha, é telefonando ou visitando condomínios dados como referência, e conversar inclusive com os próprios empregados. É a oportunidade para constatar como os salários são pagos, e da experiência que estão tendo. Confira, também, se a empresa cumpre, de fato, todos os serviços oferecidos na proposta, como supervisão 24 horas, se tem porteiros folguistas, conexão via rádio com as portarias, etc.
A terceirização de serviços em condomínios é altamente vantajosa pelo fato de permitir a substituição de antigos empregados por outros mais qualificados, além de se obter importante redução nos custos com pessoal. Se você está convencido de que essa é a melhor solução para o teu condomínio, vale a pena investir um pouco do seu tempo em selecionar empresa realmente profissional, que está no mercado pensando no longo prazo, preocupada com sua imagem e, principalmente, com a satisfação de seus clientes. 

Etore Fuzetti
etore@replaceporterceirizado.com.br
 




  Untitled Document






Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1001717 visitas
 
Desenvolvido por