Untitled Document
Voltar para a Home...   sábado, 23 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SAÚDE

O sedentarismo e outros inconvenientes
Algumas atividades executadas dentro do prédio levam os funcionários a sérios problemas de saúde se não forem tomados certos cuidados. Entre essas funções, encontram-se os porteiros e os vigias. Para o porteiro, que executa sua função a maior parte do tempo sentado, o sedentarismo tem sido a causa de várias doenças, como por exemplo problemas cardíacos, que podem levar a pessoa à morte. Por isso, esse profissional deve, enquanto realiza sua atividade, procurar exercitar-se bastante, evitando ficar em uma posição só. Procurar também não poupar caminhadas, que podem ser feitas no deslocamento da casa para o trabalho ou vice-versa.
O intervalo do almoço é uma outra oportunidade que o porteiro tem para fazer caminhadas. No caso da função de vigilante, esta pode levar o empregado a ter problemas com varizes.
Embora, a incidência desse caso na população masculina seja bem inferior que a feminina, a permanência em pé por muito tempo leva a pessoa a sofrer desse mal.
O que são varizes? Ao ficar por longo período em pé, há dilatação das veias. Como as paredes dos vasos são fracas, tortuosas, as suas funções se alteram.
As causas desse mal, acreditam-se que podem ser genéticas ou hereditárias, sobre as quais atuam fatores desencadeadores, como a obesidade, postura – caso daqueles que trabalham muito tempo em pé.
Os sintomas normalmente são dores e sensação de peso nas pernas. Entretanto, em alguns pacientes pode não ocorrer sintoma algum. Para a prevenção do problema, o empregado deve fazer uma dieta balanceada, estar dentro do peso e não exagerar nas atividades físicas pesadas. Aqueles que têm familiares com varizes devem usar meias elástica. Agora, se sentir dor, cansaço, sensação de peso e inchaço nas pernas, o vigia deve procurar o médico para que a doença não evolua. Portanto, é importante que o síndico conheça as complicações que essas atividades afetam esses profissionais, para  instruí-los sobre a melhor maneira de realizar a função na portaria e na vigilância do edifício.


  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1001780 visitas
 
Desenvolvido por