Untitled Document
Voltar para a Home...   sábado, 23 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
ASSUNTOS DIVERSOS

Mulheres que fazem a diferença
O Dia Internacional da Mulher (08/03) é sempre motivo para comemorarmos as conquistas



O Dia Internacional da Mulher (08/03) é sempre motivo para comemorarmos as conquistas, cada vez mais frequentes, daquelas que são mães, irmãs, filhas, avós, esposas. Temos muitas leitoras assíduas. São síndicas talentosas, que utilizam o Síndico News como ferramenta de auxílio na administração condominial.

Este ano, resolvemos entrevistar duas síndicas com perfis diferentes, mas com a mesma competência no papel mais importante do condomínio. Soraia Belem Rodrigues é a síndica do Condomínio Edifício Fontana D´Trevi e Glaucia Reis dirige o Condomínio Edifício Alto de Pinheiros.

Soraia chegou ao cargo depois de ter contato frequente com os moradores. "Sou personal training. Dou aulas de ginástica no prédio para alguns moradores e, por estar em contato direto com eles, ficava sabendo com detalhes sobre todos os problemas relacionados com o condomínio", contou. "Também conversava bastante com os funcionários. Então, por estar inteirada de quase tudo, resolvi trabalhar como síndica", completou.

Glaucia era subsíndica. Por causa da agenda lotada do sindico, o condomínio antecipou as eleições, a colocando no posto. "Na gestão anterior, eu me ofereci para ser subsíndica, o que foi aceito com boa vontade pelo síndico e moradores. Como ele mudou de empresa, suas horas de trabalho aumentaram, assim como suas viagens. Então, ele acabou abdicado", explicou. "Aceitei ser a síndica em função de minha alta motivação para fazer esse trabalho. Gosto muito de cuidar do prédio e estar próxima dos moradores".

Serviços com mão de obra, orçamentos demorados, prazos expirados para a conclusão de reparos e serviços inacabados são algumas das dificuldades na carreira da síndica Soraia. Só que o principal problema é algo que todos os síndicos passam um dia na vida. "A maior dificuldade é conseguir agradar a todos".

A síndica do Alto de Pinheiros diz não sentir muitas dificuldades. Claro que existem alguns entreveros, os quais são superados pelo ótimo ambiente do condomínio e pela ajuda da subsíndica. "Nossas reuniões são produtivas e divertidas. Se algum morador não gosta de algo, diz diretamente para mim e, assim, não há fofocas. Nosso zelador é jovem, vigoroso e trabalhador. Temos também excelentes fornecedores", comentou Glaucia. "Minha principal dificuldade é por causa de minha inexperiência. Sou síndica há 3 meses apenas. Não conhecia as responsabilidades básicas de um edifício, seus compromissos financeiros. Aqui, não temos uma administradora, os funcionários são de gestão compartilhada e temos apenas uma contabilidade que trata dos pagamentos do zelador", explicou.

Soraia Belem Rodrigues prioriza funcionários satisfeitos, vivendo em harmonia entre si, assim, otimizando seus trabalhos. Ela também acha imprescindível estar presente no condomínio, resolvendo cada assunto do dia-a-dia para não deixar pendência. "Um bom relacionamento entre moradores e funcionários é outra prioridade dentro do meu condomínio", disse. "Quero sempre deixar o prédio em ordem, seja na manutenção, organização e limpeza", completou.

Glaucia Reis exige resultados e integridade financeira durante sua gestão. "Acho que para realizar um bom trabalho, o essencial é administrar o prédio como um negócio.Isto é: é preciso apresentar resultados que valham a pena para a qualidade de vida dos moradores e valorização da propriedade", elencou. "Estou conseguindo dar conta de um plano, que apresentei em assembleia, de melhorias significativas no prédio e conseguindo ir além, mas dentro do orçamento. Tenho conseguido ótimas negociações com fornecedores. Acho horrível ter que ficar pedindo contribuição extra aos condôminos quando há um orçamento aprovado", completou.

Por fim, fizemos questão de pedir às competentes síndicas uma mensagem para as síndicas e demais mulheres que trabalham com condomínios, neste Dia Internacional da Mulher. ?
Soraia - Quem são mães, esposas, filhas, donas de casa, trabalhadoras, amigas, síndicas, sempre fazendo várias coisas ao mesmo tempo, correndo sempre contra o relógio, mas com amor, paixão, dedicação, paciência, delicadeza e compreensão? Somos nós, mulheres. Parabéns.
Glaucia - Olhar para o condomínio com carinho e como negócio, indo além de uma administração burocrática de pagar contas em dia. É preferível ser criticada pelos moradores em suas propostas e ações do que se esconder na burocracia. Essa é minha dica. Parabéns a todas as mulheres.

O Síndico News também tem parceiras na área empresarial. Célia Regina de Moraes, diretora da Vital Para-Raios (Eucafrank), é um exemplo de sucesso e superação. "Estamos no ramo de Proteção Atmosférica desde 1993. Sempre trabalhei na área com meu finado marido, Valdir de Oliveira, que cuidava da parte técnica, e eu da parte comercial e financeira", contou. "Depois que ele faleceu, em 2006, eu, juntamente com meus filhos Paloma e Vinicius, assumi a empresa. No começo foi muito difícil perder o marido, o sócio e o pai dos meus filhos ao mesmo tempo. Minha filha, Paloma de Oliveira, na época, já trabalhava conosco, e estava cursando faculdade de engenharia elétrica com ênfase em eletrotécnica", continuou Célia.
Mesmo trabalhando em um ramo predominantemente masculino, Célia e Paloma não tiveram dificuldades na administração da empresa. O relacionamento com síndicos, colaboradores e fornecedores é muito bom.
"Trabalho com meus pais desde os 19 anos. Depois que meu pai faleceu, assumi a engenharia juntamente com a equipe técnica. Sempre tive muito orgulho da minha mãe. Temos um relacionamento que transcende o relacionamento de mãe e filha, tomando em conjunto todas as importantes decisões", comentou Paloma.


Célia e Paloma também deixaram uma mensagem para este Dia Internacional da Mulher: "Atualmente, as mulheres assumiram cargos e funções nos mais variados tipos de atividades, que antes predominava o sexo masculino. Nunca fomos o "sexo frágil". Então, a mensagem pra todas as mulheres, nesse dia tão especial, é para continuarmos assim, fortes e determinadas, mas sempre com um lindo sorriso nos lábios e ternura no coração, porque é isso que nos faz Mulheres".





  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1001779 visitas
 
Desenvolvido por