Untitled Document
Voltar para a Home...   domingo, 23 de julho de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
ASSUNTOS DIVERSOS

Monitoramento remoto do nível de água
Controlar constantemente o nível da água do reservatório do condomínio, sem precisar subir no edifício, e por um preço acessível
Nos últimos anos, água foi um dos assuntos principais nos condomínios devido aos problemas de abastecimento pelos quais diversas regiões do estado passaram e ainda passam. Muitos prédios sofreram com a falta de abastecimento, o que causou transtorno para síndicos. Mesmo quando era divulgado que o abastecimento estava normalizado, a diminuição da pressão também resultava em escassez hídrica. 
Como o corte de abastecimento, muitas vezes, não é comunicado pelas empresas responsáveis, os síndicos eram pegos de surpresa. Quando tornou-se uma constante, a única providência preventiva que podiam tomar era a mais tradicional: mandar um funcionário subir na caixa d’água superior para verificar o nível. 
Esta é uma solução pouco prática pois necessita sempre de alguém disponível no condomínio para subir no topo do edifício, em horários aleatórios. Além de não ser algo garantido, existe uma perda de tempo e um risco ao funcionário, pois inúmeros edifícios têm acessos aos reservatórios bem complicados. A segurança, até mesmo acima da prevenção da falta de água, deve ser prioridade dentro dos condomínios. 
Fora as falhas no abastecimento externas, o prédio pode ter uma pane seca no caso de problemas na bomba que envia água da caixa inferior até o reservatório superior. Também podem ocorrer danos no encanamento. 
Como dá para perceber, são muitos os motivos para a falta de água que pegam o síndico de repente. Mas existe um sistema para acabar com o fator surpresa, o que permite um comunicado prévio aos condôminos e dá tempo para os administradores tomarem as devidas providências antes da queda no abastecimento das unidades. 
"Minha empresa fornece um sistema de monitoramento de nível de água remoto, com alarme visual e sonoro", comentou Jorge Jeferson, diretor e fundador da Águia Rádio Comando. "Este monitor costuma ficar na portaria, pela óbvia razão de que há sempre alguém na guarita. Quando a água atingir o nível crítico de reserva, geralmente 20%, o porteiro já pode avisar o síndico para que tome alguma providência, seja alertando os moradores ou chamando um caminhão pipa", completou. 
Vale lembrar que este é um sistema sem fios, o que poupa trabalho de passar fiação do topo do edifício até a guarita. Também não há como acontecer falhas de transmissão por causa de fios rompidos, por exemplo. Hoje em dia, não dá para comparar a praticidade de um sistema wireless com outro que utilize fios. 
A Águia Rádio Comando, no mercado desde 2009, envia o produto pelos correios pois o sistema é fácil de instalar. A empresa também oferece o serviço completo de instalação. Vale uma conversa com os representantes da empresa para se familiarizar com o assunto. 
"Damos um ano de garantia total em nossos rádios. Neste período, basta encaminhar para nossa assistência técnica que devolvemos em, no máximo, dois dias", explicou Jorge. " Temos uma estatística: no período de janeiro de 2014, quando houve grandes tempestades no Brasil inteiro, de aproximadamente 1.500 rádios vendidos, apenas 8 vieram para a assistência técnica", finalizou.
Controlar constantemente o nível da água do reservatório do condomínio, sem precisar subir no edifício, e por um preço acessível, proporciona conforto e segurança para os síndicos, moradores e funcionários.

O sistema 
• São instalados quatro sensores de nível de água dentro do reservatório (caixa d’água superior). 
• De cada sensor sai um fio que vai até o rádio transmissor instalado no topo do prédio, o qual envia o sinal até o receptor instalado na guarita. 
•  O receptor informa, através de 4 LEDs, os respectivos níveis de água. 
• Ao chegar aos 20%, um alerta sonoro é ativado. 
Confira mais detalhes sobre o sistema de monitoramento remoto de nível de água na próxima edição do Síndico News. 



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
947969 visitas
 
Desenvolvido por