Untitled Document
Voltar para a Home...   quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
JARDINAGEM

Jardim podado, jardim bem cuidado
Um belo jardim depende, em sua essência, da saúde das plantas que o compõem.

Um belo jardim depende, em sua essência, da saúde das plantas que o compõem. A poda é uma prática importante para a conservação  das espécies vegetais. “As podas são executadas para que façamos certas correções no desenvolvimento das plantas. Ela ocorre pela função do hábito de crescimento, porte da planta, sistema de plantio e a forma de colheita”, explicou André Degobbi, profissional da ADS paisagismo.
Muito importante para a saúde das plantas, a poda deve respeitar o tamanho de cada espécie vegetal e ser feita, de preferência, na época de dormência das plantas. “Em um jardim ornamental, a poda contribui para que permaneça com o formato desejado e bem cuidado, sem que uma planta invada o espaço de outra”, continuou André.
No caso da podar ser inadequada, o jardim passará a ter aparência de matas sem ornamentação alguma. É difícil definir tempo entre uma poda e outra. Isso depende da espécie, do número de ramificações existentes, do vigor, do hábito de vegetação e do sistema de condução
Geralmente, as podas são mais importantes para plantas ornamentais, mas devemos lembrar que a “natureza tem o seu próprio método de poda. Os ramos pequenos desprendem-se naturalmente e os galhos finos, as folhas e as flores morrem e caem. Vagarosa mas continuamente, todas as plantas sofrem um processo de renovação natural. Pela poda não fazemos mais do que acelerar, embora parcialmente, esse processo normal” (Brickell, 1979).
O síndico deve imaginar que o processo de poda seja algo simples, o qual o zelador pode dar conta. Alguns zeladores, realmente, conhecem o processo e são treinados para isso. Mas a maioria não tem conhecimento suficiente, podendo estragar a planta e, conseqüentemente, o jardim.
Para evitar este estrago, as podas devem ser realizadas por pessoa treinada, que conheça as estruturas das diferentes espécies vegetais e os melhores métodos para cada uma delas. Tais métodos dependem da fisiologia, estado nutricional, época de poda e muitos outros fatores importantes.
O profissional deve conhecer e dominar o manuseio das as ferramentas.
Com os cuidados necessários durante a poda, o jardim do condomínio continuará belo, valorizando o imóvel e aumentando a qualidade de vida dos moradores.

Quando o inverno chegar
A limpeza das plantas deve ser feita,  retirando as flores mortas, folhas e galhos secos e, quando necessário, fazer podas de árvores, arbustos e cercas vivas, desde que não estejam florindo. O inverno é a época ideal para a poda das roseiras (em regiões que ocorrem muitas geadas, aconselhamos que a poda seja feita no final do inverno, já nas regiões mais quentes, onde as geadas são mais raras, a poda pode ser feita no mês de junho ou julho).
Este é um período bom para se fazer transplantes de árvores, arbustos e trepadeiras que estiverem em seu período de dormência, pois a perda da seiva e a desidratação são menores.

 



  Untitled Document






Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
995343 visitas
 
Desenvolvido por