Untitled Document
Voltar para a Home...   quarta-feira, 26 de julho de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
TERCEIRIZAÇÃO

Como valorizar o seu imóvel!
Reformas do jardim, da calçada, redecoração do hall social, do salão de festas, etc. São importantes para a manutenção do imóvel tornando-o mais atualizado, agradável e prazeroso de se habitar
Se o objetivo é tornar o teu condomínio mais atraente e competitivo na hora de alugar ou de vender, pode até ajudar um pouco gastar com maquiagens como reformas do jardim, da calçada, com a redecoração do hall social, do salão de festas, etc. Esses gastos são importantes para a manutenção do imóvel em bom estado, tornando-o mais atualizado, agradável e prazeroso de se habitar, e é o mínimo que os moradores esperam do Corpo Diretivo, para justificar a taxa condominial que pagam. Porém, por mais investimentos que se faça, visando sua valorização, na hora de tentar alugar ou vender o seu apartamento, a primeira pergunta que fazem é sempre a mesma: qual é o valor da taxa condominial? 
E não poderia ser de outra forma. A taxa condominial é uma obrigação mensal, que se assume obrigatoriamente por todo o tempo no qual se habita a unidade, quer seja como inquilino, quer como proprietário. É como se fosse um aluguel para o proprietário, ou um complemento ao aluguel para o inquilino, da mesma forma que o IPTU. É nessa hora que nos damos conta de que, o que realmente torna o teu imóvel atraente e competitivo na hora da venda ou da locação, é uma taxa condominial mais baixa em relação a condomínios similares no mercado. Quanto menor a taxa condominial, maior poderá vir a ser o valor do aluguel. O raciocínio é simples: se o potencial inquilino tem R$ 5.000,00 reservados no orçamento para a locação, quanto menores forem a taxa condominial e o IPTU, maior a sobra para o aluguel propriamente dito.
E por mais irônico que possa parecer, para baixar expressivamente a taxa condominial, tornando o seu imóvel mais competitivo para venda ou locação, você não precisa fazer investimentos nem gastar fortunas com a remodelação das instalações. A melhor de todas as alternativas para reduzir a taxa condominial é a terceirização dos serviços. A terceirização é a única ferramenta legal, eficaz, e de resultado imediato para readequar o custo com empregados à realidade do mercado atual. Substituindo os antigos empregados próprios por terceirizados, o condomínio passa a contar com profissionais mais qualificados, uniformizados e treinados para atender os moradores de maneira cordial e eficiente, melhorando muito as condições de segurança do condomínio. Pense em todas as consequências resultantes da terceirização: sem empregados próprios, não há mais folha de pagamento, nem preocupações com horas extras, vale transporte, cesta básica, etc. Deixa-se de pagar meia dúzia de contribuições para instituições e programas de governo, que não trazem qualquer retorno para o condomínio. Além disso, você passa a contar com a flexibilidade de poder trocar qualquer empregado a qualquer tempo, sem qualquer custo por isso. Passa a contar, também, com supervisores diurnos e noturnos, que farão vistorias frequentes, assegurando que os empregados estejam executando os serviços conforme rotinas que lhes foram atribuídas por escrito. 
A indenização dos empregados poderá ser financiada pela empresa terceirizadora a juro simbólico, e as prestações são geralmente pagas com a própria economia proporcionada pela terceirização. Todas essas operações são feitas lastreadas em documentos absolutamente legais e testados juridicamente. Não se corre qualquer risco a respeito. Basta que a AGE aprove a terceirização, e autorize, em ata, o síndico a contrair o empréstimo necessário em nome do condomínio. É como dizem: com a terceirização acerta-se três coelhos com uma única pedra: reduz os custos com pessoal; melhora a segurança e a qualidade dos serviços e valoriza seu imóvel na locação ou na venda. Mesmo que os teus colegas conselheiros sejam contra a medida, nada impede você de fazer uma consulta, nem que seja para tua satisfação pessoal. Você poderá se surpreender com as previsões matemáticas da economia que poderá obter e, quem sabe, até se encoraje a convencer teus colegas.

Etore A. Fuzetti
etore@replace.com.br


  Untitled Document






Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
949551 visitas
 
Desenvolvido por