SEGURANÇA
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Colaboradores domésticos e a segurança do condomínio |
Todos condôminos sonham ter funcionários altamente especializados e de inteira confiança, | |

Todos condôminos sonham ter funcionários altamente especializados e de inteira confiança, principalmente os que trabalham em suas residências tais como empregadas domésticas, faxineiras, babás, motoristas, entre outros. Tudo se inicia com o recrutamento e seleção, onde basicamente deve-se observar: • a escolha de profissionais, de preferência, com indicações de pessoas idôneas e conhecidas; • opção por candidatos que possuam cartas de referências de empregos anteriores, devendo contatar estas empresas ou com os antigos patrões; • sua estabilidade funcional, comprovada em Carteira de Trabalho; • ausência de antecedentes criminais, e que tais dados sejam tirados, preferencialmente, pelo próprio contratante; • a realização de entrevistas detalhadas, por empresas especializadas ou pelo futuro patrão, evitando a fazê-lo na residência; • que os candidatos preencham ficha de solicitação de emprego com seus dados pormenorizados e até com fotos do solicitante. Feito isto o condômino deverá checar todos dados fornecidos pelo futuro empregado, inclusive conhecendo o local de residência do candidato e o real motivo de sua demissão nos empregos anteriores, a fim de comprovar a veracidade de todas informações passadas para que possa contratá-lo com total segurança e sem margem de dúvidas. Vale lembrar que o condômino deverá orientar seus empregados para que não comentem com ninguém, inclusive com familiares, sobre os hábitos e rotinas dos patrões, bem como tudo o que observa no condomínio. Tais funcionários deverão ter ciência das Normas de Segurança do condomínio, a fim de que possam seguir as regras impostas para a proteção de todos. Os condôminos devem orientar seus empregados para que não autorizem a entrada de quem quer que seja, sem antes consultar o patrão e, se este não estiver em casa deverá contatá-lo, via fone ou outro meio de comunicação, verificando a viabilidade em liberar a entrada da pessoa estranha na residência. É importante que os colaboradores domésticos, tenham treinamento específico, não só na parte operacional de seu trabalho residencial, mas também na conscientização sobre a cultura de segurança do condomínio. Tal aperfeiçoamento dos empregados não é uma despesa perdida, mas sim um investimento que reverterá em forma de segurança aos próprios condôminos.
José Elias de Godoy Especialista de Segurança em Condomínios e autor dos livros “Manual de Segurança em Condomínios’’ e “Técnicas de Segurança em Condomínios”. elias@suat.com.br
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