Untitled Document
Voltar para a Home...   sábado, 23 de setembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SEGURANÇA

As drogas assolam os condomínios
O problema das drogas, há muito tempo, vem se tornando um flagelo para nossa sociedade, pois seu consumo tem aumentado
No último mês,  foi divulgado pela imprensa que dois jovens foram presos em um condomínio de luxo em Manaus/AM com 200 kg de droga dentro da residência. A notícia foi veiculada da seguinte forma: “Polícia apreende 200 kg de drogas em condomínio de luxo, em Manaus - Veículos e armas também foram apreendidos durante a ação. Dois suspeitos foram presos; investigação começou após denúncia. Dois homens, de 24 e 27 anos, foram presos e 200 kg de drogas apreendidos em um condomínio de luxo no bairro Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, na manhã desta quinta-feira (26/03). A polícia começou as investigações sobre o caso após denúncias..”  
(Fontehttp://g1.globo.com/, de 29/03/2015).
O problema das drogas, há muito tempo, vem se tornando um flagelo para nossa sociedade, pois seu consumo tem aumentado consideravelmente a violência social. Pesquisas têm mostrado que cerca de 70% de todo e qualquer crime tem relação com as drogas, o que reforça o binômio drogas/violência, provando que ambas caminham juntas. O uso e o tráfico de drogas, que antes ocorriam nas ruas e nas escolas, chegaram aos condomínios de uma forma assustadora e preocupante. Diante disso, surge a necessidade imperiosa da prevenção ao uso de drogas, em nosso caso específico, nos condomínios. Precaução que deve atingir pais, adolescentes, crianças, funcionários, enfim, todas as pessoas ligadas ao prédio. O uso de drogas, por parte de moradores ou funcionários, pode ser uma das causas do aumento do número de furtos no interior dos condomínios.
A educação preventiva vem sendo reconhecida como a grande saída para diversos males que assolam nossa sociedade. Existem inúmeras atividades a serem realizadas, todas elas visando, obrigatoriamente, estimular a informação e o diálogo na família a respeito desse enorme problema que afeta a todos, sem distinção de sexo, raça ou classe social. Para tanto, passaremos a descrever algumas dicas básicas de prevenção ao uso de drogas:
• esclarecer as crianças, desde cedo, sobre o mal que as drogas causam à pessoa;
• conversar bastante com os professores das crianças para saber de seu aproveitamento escolar; e verificar sempre a caderneta de presença dos filhos para constatar sua assiduidade às aulas;
• conquistar a confiança dos filhos; é melhor que eles peçam um conselho aos pais do que a um amigo;
• selecionar as companhias dos filhos e os ambientes que eles frequentam (clubes, bailinhos, etc.), pois más companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime;
• promover palestras educativas no condomínio para pais, adolescentes e crianças.


José Elias de Godoy
Especialista de Segurança em
Condomínios e autor dos livros
“Manual de Segurança em
Condomínios’’ e “Técnicas de
Segurança em Condomínios”.
elias@suat.com.br



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1001774 visitas
 
Desenvolvido por