Untitled Document
Voltar para a Home...   terça-feira, 21 de novembro de 2017
Siga-nos no Twitter...
Voltar para a Home...

Artigos
SEGURANÇA

A importância de uma boa integração entre a portaria e os moradores
O controle de acesso é fundamental na segurança dos condomínios, para tanto deve-se tomar algumas precauções em suas entradas
Recentemente foi divulgado pela imprensa, que um prédio em São Caetano do Sul, foi vítima de assalto e teve a seguinte manchete: “Unidades são invadidas por bandidos tocando campainha, em São Caetano (SP). Seis criminosos tocaram a campainha dos apartamentos para poder entrar e assaltar os moradores.”
Fonte: http://diariosp.com.br/, de 10/09/13
O controle de acesso é fundamental na segurança dos condomínios, para tanto deve-se  tomar algumas precauções em suas entradas, iniciando pela identificação de toda e qualquer pessoa que queira entrar no prédio, mas nunca se esquecendo do detalhe de que esta triagem deve ser feita na parte externa do condomínio. Ou seja, do lado de fora dos portões, perguntando-lhe o nome, de onde vem, com quem gostaria de falar ou visitar e, se for o caso, o assunto a ser tratado. Feito isto, deve-se entrar em contato com o morador, verificando a possibilidade deste recebê-lo ou não. Sendo autorizado, dever-se-a liberar a entrada do visitante, anotando seus dados em livro ou formulário próprio, sendo em seguida indicado o caminho que o visitante percorrerá até a residência do morador.
Em caso de entregas de encomendas, tais como flores, presentes, pizzas, entre outros, o morador ou outra pessoa da residência deverá dirigir-se à portaria, retirar a encomenda, ou mesmo algum funcionário do condomínio deverá levá-la até o apartamento, sendo que o entregador não deve entrar no prédio. Mas para que isto funcione, deve-se fazer algumas adaptações nas instalações da portaria, tais como eclusa nos portões automáticos de pedestre e veículos, câmeras de CFTV instaladas na portaria e até uma portinhola para recebimento de mercadorias próximas do portão.
 Acrescido a isto, deve-se criar procedimentos para que os moradores somente abram as portas de seus apartamentos quando houver aviso antecipado, via interfone ou telefone, quer seja da portaria ou mesmo de vizinhos, a fim de evitar surpresas como a ocorrida nesse assalto. Caso contrário, os moradores não deverão atender a porta, mesmo que batam ou acionem a  campainha.
Agindo preventivamente é que se poderá minimizar esses riscos e dificultar o acesso daqueles que querem se aproveitar dessas vulnerabilidades e nos fazer vítimas de suas artimanhas.

José Elias de Godoy
Especialista de Segurança em
Condomínios e autor dos livros
“Manual de Segurança em
Condomínios’’ e “Técnicas de
Segurança em Condomínios”.
elias@suat.com.br



  Untitled Document





Untitled Document

Jornal Sindico News - Editora Santa Luiza Ltda.
Tel: 11 5573-0333 - São Paulo - contato@sindiconews.com.br
© COPYRIGHT 2012 - Todos os direitos reservados
 
1122550 visitas
 
Desenvolvido por