Construção e reforma• Mantenha a distância de 3 metros da rede elétrica.
• Não avance a construção para a calçada.
• Cuidado com vergalhões, barras de ferro, trilhos de cortinas e outros materiais, para que não encostem nos fios.
• Cuidado com as lajes e construções de dois ou três pavimentos, que ficam mais próximas dos fios elétricos.
Na rua• Jamais se aproxime de fios partidos ou caídos.
• Não suba em postes e em torres de linhas de transmissão.
• Nunca tente podar árvores próximas à rede elétrica.
• Não entre nas subestações da AES Eletropaulo para recuperar algo, como bola ou pipa.
Antenas• Só faça instalação se o tempo estiver bom e sempre longe dos fios elétricos.
• Calcule a distância para que, em caso de queda, a antena não toque os fios.
• Se a antena cair em direção à rede elétrica, chame a AES Eletropaulo.
Pipas• Oriente as crianças a soltarem pipas em locais afastados da rede elétrica.
• Se a pipa enroscar nos fios elétricos, não tente tirá-la de jeito nenhum.
• Barras de ferro, trilhos de cortina, pedaços de madeira e outros materiais são condutores de eletricidade. Não faça uso deles para tirar a pipa dos fios.
Ligações clandestinas• Furtar energia é muito perigoso. Além de ser crime, provoca acidentes graves e até mortes. Não faça ligações clandestinas.
• Contribua para a segurança da sua família e da sua comunidade.
Você pode encontrar mais dicas pelo https://www.aeseletropaulo.com.br
E C O N O M I Z E Á G U A Já que o elemento água está diretamente relacionado ao abastecimento energético, vale lembrar as medidas para eliminar o desperdício de água. Confira mais algumas dicas, dessa vez da Sabesp:
Banho
Banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Se fecharmos o registro, ao nos ensaboarmos, reduzimos o tempo para 5 minutos e o consumo cai para 45 litros.
No caso de banho com chuveiro elétrico, também em 15 minutos com o registro meio aberto, são gastos 45 litros na residência. Com os mesmos cuidados que com a ducha, o consumo cai para 15 litros.
Louça
Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida dos pratos e panelas com esponja e sabão e, só aí, abra a torneira para molhá-los. Ensaboe tudo que tem que ser lavado e, então, abra a torneira novamente para novo enxágue. Só ligue a máquina de lavar louça quando ela estiver cheia.
Frutas e verduras
Na higienização de frutas e verduras utilize cloro ou água sanitária de uso geral (uma colher de sopa para um litro de água, por 15 minutos). Depois, coloque duas colheres de sopa de vinagre em um litro de água e deixe por mais 10 minutos, economizando o máximo de água possível.
Roupa
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros. O melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque para ensaboar e manter a torneira fechada.
Jardim
Use um regador para molhar as plantas ao invés de utilizar a mangueira.
Ao molhar as plantas durante 10 minutos, o consumo de água pode chegar a 186 litros. Para economizar, a rega durante o verão deve ser feita de manhãzinha ou durante noite, o que reduz a perda por evaporação. No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã. Mangueira com esguicho-revólver também ajuda. Assim, pode-se chegar a uma economia de 96 litros por dia!
Piscina
Se você tem uma piscina de tamanho médio exposta ao sol e ao vento, você perde aproximadamente 3.785 litros de água por mês por evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável (para beber) de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e meio aproximadamente, considerando o consumo médio de 2 litros / habitante / dia. Com uma cobertura (encerado, material plástico), a perda é reduzida em 90%.
Pátio
Adote o hábito de usar a vassoura, e não a mangueira, para limpar a calçada e o pátio da sua casa. Se houver uma sujeira localizada, use a técnica do pano umedecido com água de enxágue da roupa ou da louça.
Use um balde e um pano para lavar o carro ao invés de uma mangueira. Se possível, não o lave durante a estiagem (época do ano em que chove menos).
Mais dicas no www.sabesp.com.br